Seminário 2013

Evento

O Seminário Estadual encerra a primeira etapa de implementação do Programa do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), cujo objetivo principal é a Formação continuada de Professores das Redes Públicas de Ensino que atuam nos três primeiros anos do Ensino Fundamental, ação coordenada, em parte do Rio Grande do Sul, pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

A Equipe Pacto-UFPel organiza este evento com o intuito de criar um espaço para o compartilhamento e a avaliação das atividades desenvolvidas ao longo do ano de 2013, e pretende , junto a um grupo de 479 professores Orientadores de Estudo, de 143 municípios gaúchos, celebrar com os professores e com a comunidade o término de um ano de trabalho intenso. Os resultados deste investimento, que mobilizou os governos Federal, Estadual e Municipais assim como a equipe da Universidade e, sobretudo, os Professores Alfabetizadores, poderão ser vislumbrados em apresentações sob forma de pôsteres, comunicações ou mostra de materiais.

Ao término deste Seminário, terão sido cumpridas as 200 horas de formação aos Orientadores de Estudos e o caminho para a continuidade das ações do PACTO no ano de 2014 estará aberto.

Pacto

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) é uma iniciativa do Governo Federal que tem por objetivo alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade.

O programa integra uma série de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo Ministério da Educação (MEC), tendo como eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores.

As ações na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) tiveram início em setembro de 2012 com a constituição da equipe coordenadora e a subsequente seleção pública de 20 professores Formadores, os quais são responsáveis pela capacitação de até 25 orientadores de estudo (OE) cada um. Os OEs, por seu turno, oferecem cursos de formação continuada e acompanham as atividades de até 30 alfabetizadores que estão em salas de aula dos três primeiros anos do fundamental de suas respectivas cidades. Equipe semelhante atua na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

O PACTO, programa que se desenvolve em todos os estados brasileiros e está a cargo das Universidades públicas (como ilustra o mapa a seguir), abrange os dois sistemas de ensino, estadual e municipal.

mapa_pacto

No Rio Grande do Sul, a distribuição dos municípios entre as duas Universidades (UFPel – UFSM) responsáveis pela implementação do Pacto no estado pode ser observada no mapa reproduzido em seguida

mapa_rs_pacto

O Pacto na UFPel

A Universidade Federal de Pelotas é responsável pela coordenação de três pólos – Pelotas, Porto Alegre e Osório. O Curso de Formação 40 horas – 1ª Edição, realizado em janeiro, nas cidades de Pelotas e Porto Alegre, deu início ao processo de formação dos Orientadores de Estudo do PNAIC. O curso envolveu cerca 450 OEs, distribuídos em 17 turmas, além de Formadores, monitores e equipe organizadora do evento. O curso constituiu-se de palestras e grupos de trabalho com base no material distribuído pelo MEC. Uma segunda edição do curso de 40 horas foi realizada em março, na cidade de Pelotas, com programação semelhante à da primeira. Na 2ª edição estiveram envolvidos cerca de 130 Orientadores de Estudo, distribuídos em 6 turmas.

Além do Curso de Formação 40 horas, o cronograma do PNAIC 2013 previa quatro cursos de 24 horas de formação, os quais ocorreram nos meses de junho, agosto, outubro e novembro, nas cidades de Pelotas e Porto Alegre simultaneamente. Nestes cursos estiveram envolvidos cerca de 500 Orientadores de Estudos, distribuídos em 20 turmas, além de Formadores, monitores e equipe organizadora do evento. Os cursos de 24 horas tiveram como foco o estudo dos Cadernos de Formação do PNAIC.

As atividades do Pacto, relativas ao ano de 2013, encerram-se com o Seminário Estadual do Pacto – UFPel, que será realizado em Pelotas, nos dias 12 e 13 de dezembro. O evento congregará os três pólos, apresentando uma programação constituída por conferências de autoridades na área da educação e por relatos de experiência das atividades desenvolvidas pelos Orientadores de Estudo em suas respectivas cidades.

Programação

 SEMINÁRIO ESTADUAL DO PACTO-UFPel                                         12 e 13 de dezembro de 2013

QUINTA-FEIRA – 12/12/2013

Teatro Guarani
8:00 – 9:00 Credenciamento
9:00 – 10:00 Mesa de Abertura do Seminário Estadual
10:00 – 12:00 Conferência de Abertura:Profª Drª. Telma Leal (UFPE)Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e a formação continuada de professores
12:00 – 14:00 Intervalo
Colégio Santa Margarida
14:00 – 16:00 Apresentações Orais – Orientadores de Estudos
16:00 – 16:30 Coffee break
16:30 – 18:00 Mostra de Materiais – Orientadores de Estudos
17:30 – 18:00 Apresentação:VITROLA DE HISTÓRIASLeila Pereira e Karine da Cunha

SEXTA-FEIRA – 13/12/2013

Colégio Santa Margarida
8:30 – 10:30 Apresentações Orais – Orientadores de Estudos
10:45 – 12:00 Mostra de Materiais – Orientadores de Estudos
12:00 – 14:00 Intervalo
Teatro Guarani
14:00 – 15:00 Balanço do Primeiro Ano do PNAIC no Estado – UFPel e UFSM
15:00 – 16:30 Palestra:Ticiane Bombassaro Marassi (INEP)Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB: Provinha Brasil e ANA, no contexto do PNAIC
16:30 – 18:00 Conferência de Encerramento:Profª Drª Eliane Peres (UFPel)Alfabetização: uma história da sua história 
18:00 – 19:30 Mostra de PôsteresGrupo Tholl – Apresentação receptivo-interativaExposição de Materiais:Memórias da Alfabetização – Grupo HISALES – UFPel

Atividade cultural:

Orquestra da UFPel

Regência Thiago Ribas

Coquetel

 Localização

O Seminário Estadual realizar-se-á no Teatro Guarani (12/12 manhã e 13/12 tarde) e na UCPel – Prédio Santa Margarida (12/12 tarde e 13/12 manhã)

Theatro Guarani
Rua Lobo da Costa, 849, Centro
Pelotas – RS, 96010-150

teatro_guarany

—————————-

 Prédio Santa Margarida – UCPel
Rua Anchieta, 1274 – Centro
Pelotas – RS, 96015-420

campus_sta_margarida_2

Organização

Coordenadora Geral

Ana Ruth Moresco Miranda

 

Coordenadora Adjunta

Ana Paula Nobre da Cunha

 

Supervisores

Patrícia Moura Pinho – Coordenadora Polo 1

Marta Nörnberg – Coordenadora Polo 2

Gilceane Caetano Porto - Coordenadora Polo 3

Gabriele Donitch - Supervisora

 

Formadores

Cristina Debli Krüger

Daiani de Jesus Garcia

Luanda Alvariza Gomes Ney

Tânia Tuchtenhagen Clarindo

Taiçara Farias Canez

Tatiane da Silva Christ

Janaína Soares Martins Lapuente

Cristiane de Ávila Lopes

Juliana Aquino Machado

Daniela Pedra Mattos

Silvia Nilcéia Gonçalves

Carmen Regina Gonçalves Ferreira

Letícia Pacheco dos Reis

Luciane Tavares Pinheiro

Gisele Ramos Lima

Patrícia Bonow Fassbender

Ruhena Kelber Abrão Ferreira

Maria Margarete Medeiros dos Santos

Aline Vieira da Cunha

Rosiani Terezinha Machado

 

Apoio Técnico

Cristiane Rodrigues de Rodrigues

Milena Medeiros de Mattos

Natália Dummer Zacher Reinke

 

Identidade Visual

Chris de Azevedo Ramil

 

Página Web

Leroi Floriano de Oliveira